sábado, 25 de junho de 2011

Desenvolvimento Fisico: Infância/Adolescência

Desenvolvimento Físico:
Infância/Adolescência

Desenvolvimento motor:

Progressão Céfalo-Caudal: refere-se a progressão gradual do controle motor sobre a musculatura, movendo-se da cabeça em direcção aos pés.
No estágio pré-natal – primeiro forma-se a cabeça, depois os braços e por último às pernas.
No período Neonatal – Os bebés controlam na sequência a musculatura da cabeça, pescoço e tronco antes de ganhar controlo sobre as pernas e os pés.

Progressão Proximodistal: refere-se a progressão gradual do controle motor sobre a musculatura, a partir do centro do corpo para as suas partes mais distantes.
Em rela̤̣o ao crescimento Рos ombros e o tronco crescem antes dos bra̤os e das pernas, os quais crescem antes dos dedos das ṃos e dos p̩s.
Em relação à aquisição das habilidades – a criança pequena é capaz de controlar os músculos do tronco e cintura escapular antes dos músculos do punho, mãos e dedos.

 


Progressão de Acção concentrada para específica







Desenvolvimento sensorial:

·          visão: o bebé consegue ver objectos num campo de 20 a 30 cm, tem excelente visão para cores, pode acompanhar objectos em movimento até 180 graus e prefere ver as feições das pessoas;
·       audição: a audição e as respostas aos estímulos sonoros começam antes do nascimento, chegando à maturidade ao nascimento;
·          tato, gosto, olfacto: amadurecem ao nascimento; o bebé prefere o sabor doce;
·          sentido vestibular: o bebé reage ao movimento de embalo e às mudanças de posição.

Maturação Física na Adolescência:

Adolescência é definida como o período de crescimento/desenvolvimento que ocorre entre o início da puberdade e o alcance da maturidade física e emocional.
As raparigas sofrem maiores modificações durante a puberdade que os rapazes, têm tendência a atingir a puberdade antes e levam menos tempo para chegar à maturidade. A adolescência nas jovens começa por volta dos 11 anos de idade e vai até os 16. Nos rapazes, o período correspondente vai dos 13 aos 18 anos de idade. Depois aos 14 anos aproximadamente, os rapazes são, em geral, mais pesados e altos que as raparigas.
As alterações físicas que fazem parte da adolescência são o aumento dos órgão genitais, o aparecimento de pêlos púbicos, na face e nas axilas, e a voz torna-se mais grave. Nas raparigas, os peitos crescem, surgem pêlos púbicos e também nas axilas, e tem então início a menstruação. A maioria dos adolescentes torna-se fértil 2 a 3 anos após a puberdade.
As alterações hormonais despertam sentimentos sexuais e o namoro normalmente começa na metade da adolescência. As alterações hormonais também respondem pelo mau humor conhecido dos adolescentes.
Os adolescentes com dificuldades de se adaptar às mudanças físicas podem-se tornar depressivos ou apáticos.
Por outro lado, existem ocasiões onde o bem-estar excessivo leva o adolescente a surtos de entusiasmo. Reacções contra a autoridade são comuns: o jovem neste período frequentemente experimenta o desejo de expressar sua própria personalidade, formar um carácter definido e provar o máximo de sensações possíveis. A maioria dos adolescentes gosta da oportunidade de assumir responsabilidades e tornar-se mais independente. Contudo, eles podem ter dificuldades em manusear com o desafio. Assim, nalguns alguns momentos, podem agir de maneira independente e mais tarde terem o desejo de ser dependentes.
Estas mudanças naturais no comportamento dão stress ao adolescente e esta angústia deve ser reconhecida pelo próprio adolescente ou pelos seus pais.
O uso de cigarros, drogas e bebidas alcoólicas também podem representar uma forma de determinar independência. Mas a vontade de passar por novas experiências pode, em alguns casos, levar a problemas maiores.
Alguns tópicos devem ser discutidos com os pré-adolescentes. Deve-se conversar com as crianças sobre as mudanças que ocorrerão nos seus corpos. Os adolescentes precisam de alguém em quem confiar e contar sobre sua relação com a família e o meio. Os adolescentes sofrem uma pressão considerável do seu próprio grupo. O processo de maturação do corpo em direcção à maturidade física também pode causar algum desconforto e embaraço. Os Pais e os Professores, podem ajudar transmitindo compreensão, simpatia, conselhos e discussões sobre todos os problemas fisiológicos e psicológicos que acompanham este período da vida. Os adolescentes que levam mais tempo para amadurecer, especialmente os rapazes, têm tendência a uma auto-estima menor que aqueles que amadurecem precocemente ou em uma idade média.


Nenhum comentário:

Postar um comentário