Desenvolvimento FÃsico:
Infância/Adolescência
Infância/Adolescência
Desenvolvimento motor:
Progressão Céfalo-Caudal: refere-se a progressão gradual do controle motor sobre a musculatura, movendo-se da cabeça em direcção aos pés.
No estágio pré-natal – primeiro forma-se a cabeça, depois os braços e por último à s pernas.
No perÃodo Neonatal – Os bebés controlam na sequência a musculatura da cabeça, pescoço e tronco antes de ganhar controlo sobre as pernas e os pés.
Progressão Proximodistal: refere-se a progressão gradual do controle motor sobre a musculatura, a partir do centro do corpo para as suas partes mais distantes.
Em relação ao crescimento – os ombros e o tronco crescem antes dos braços e das pernas, os quais crescem antes dos dedos das mãos e dos pés.
Em relação à aquisição das habilidades – a criança pequena é capaz de controlar os músculos do tronco e cintura escapular antes dos músculos do punho, mãos e dedos.
Progressão de Acção concentrada para especÃfica |
· visão: o bebé consegue ver objectos num campo de 20 a 30 cm, tem excelente visão para cores, pode acompanhar objectos em movimento até 180 graus e prefere ver as feições das pessoas;
· audição: a audição e as respostas aos estÃmulos sonoros começam antes do nascimento, chegando à maturidade ao nascimento;
· tato, gosto, olfacto: amadurecem ao nascimento; o bebé prefere o sabor doce;
· sentido vestibular: o bebé reage ao movimento de embalo e à s mudanças de posição.
Maturação FÃsica na Adolescência:
Adolescência é definida como o perÃodo de crescimento/desenvolvimento que ocorre entre o inÃcio da puberdade e o alcance da maturidade fÃsica e emocional.
As raparigas sofrem maiores modificações durante a puberdade que os rapazes, têm tendência a atingir a puberdade antes e levam menos tempo para chegar à maturidade. A adolescência nas jovens começa por volta dos 11 anos de idade e vai até os 16. Nos rapazes, o perÃodo correspondente vai dos 13 aos 18 anos de idade. Depois aos 14 anos aproximadamente, os rapazes são, em geral, mais pesados e altos que as raparigas.
As alterações fÃsicas que fazem parte da adolescência são o aumento dos órgão genitais, o aparecimento de pêlos púbicos, na face e nas axilas, e a voz torna-se mais grave. Nas raparigas, os peitos crescem, surgem pêlos púbicos e também nas axilas, e tem então inÃcio a menstruação. A maioria dos adolescentes torna-se fértil 2 a 3 anos após a puberdade.
As alterações hormonais despertam sentimentos sexuais e o namoro normalmente começa na metade da adolescência. As alterações hormonais também respondem pelo mau humor conhecido dos adolescentes.
Os adolescentes com dificuldades de se adaptar à s mudanças fÃsicas podem-se tornar depressivos ou apáticos.
As alterações hormonais despertam sentimentos sexuais e o namoro normalmente começa na metade da adolescência. As alterações hormonais também respondem pelo mau humor conhecido dos adolescentes.
Os adolescentes com dificuldades de se adaptar à s mudanças fÃsicas podem-se tornar depressivos ou apáticos.
Por outro lado, existem ocasiões onde o bem-estar excessivo leva o adolescente a surtos de entusiasmo. Reacções contra a autoridade são comuns: o jovem neste perÃodo frequentemente experimenta o desejo de expressar sua própria personalidade, formar um carácter definido e provar o máximo de sensações possÃveis. A maioria dos adolescentes gosta da oportunidade de assumir responsabilidades e tornar-se mais independente. Contudo, eles podem ter dificuldades em manusear com o desafio. Assim, nalguns alguns momentos, podem agir de maneira independente e mais tarde terem o desejo de ser dependentes.
Estas mudanças naturais no comportamento dão stress ao adolescente e esta angústia deve ser reconhecida pelo próprio adolescente ou pelos seus pais.
O uso de cigarros, drogas e bebidas alcoólicas também podem representar uma forma de determinar independência. Mas a vontade de passar por novas experiências pode, em alguns casos, levar a problemas maiores.
Estas mudanças naturais no comportamento dão stress ao adolescente e esta angústia deve ser reconhecida pelo próprio adolescente ou pelos seus pais.
O uso de cigarros, drogas e bebidas alcoólicas também podem representar uma forma de determinar independência. Mas a vontade de passar por novas experiências pode, em alguns casos, levar a problemas maiores.
Alguns tópicos devem ser discutidos com os pré-adolescentes. Deve-se conversar com as crianças sobre as mudanças que ocorrerão nos seus corpos. Os adolescentes precisam de alguém em quem confiar e contar sobre sua relação com a famÃlia e o meio. Os adolescentes sofrem uma pressão considerável do seu próprio grupo. O processo de maturação do corpo em direcção à maturidade fÃsica também pode causar algum desconforto e embaraço. Os Pais e os Professores, podem ajudar transmitindo compreensão, simpatia, conselhos e discussões sobre todos os problemas fisiológicos e psicológicos que acompanham este perÃodo da vida. Os adolescentes que levam mais tempo para amadurecer, especialmente os rapazes, têm tendência a uma auto-estima menor que aqueles que amadurecem precocemente ou em uma idade média.
Nenhum comentário:
Postar um comentário