quarta-feira, 22 de junho de 2011

Principais autores e suas contribuições teóricas

Wilhelm Wundt

Wilhem Wundt (1832-1920) foi um médico, filósofo e psicólogo alemão e é considerado um dos fundadores da Psicologia experimental moderna. Entre as contribuições que o fazem merecedor desse reconhecimento histórico estão criação do primeiro laboratório de psicologia no Instituto Experimental de Psicologia da Universidade de Leipzig na Alemanha em 1879 e a publicação de Principles of Physiological Psychology em 1873 onde afirmava textualmente que seu propósito, com o livro, era o de demarcar um novo domínio da ciência.
Juntamente com o seu discípulo Tichener, inicia o caminho que irá levar a Psicologia a atingir o estatuto de ciência. Começa por definir como objecto da psicologia o estudo da mente (ou consciência) que é feito ao nível do consciente do Homem pela análise dos elementos simples da mente, à semelhança da divisão em átomos da realidade.
Para ele e seus seguidores (nomeadamente Edward Tichener, 1867-1927), as operações mentais não eram mais do que a organização de sensações elementares, procurando relacioná-las com a estrutura do sistema nervoso. No seu laboratório, em Leipzig, vai procurar conhecer a forma como se relacionam e associam os elementos da consciência: é a concepção Associacionista dos comportamentos.
Para atingir este objectivo, vai utilizar o metodo introspectivo [observação interna] mas de um modo controlado: observadores treinados deveriam, no laboratório, descrever as suas próprias experiências, resultantes de uma situação experimental definida. Os dados eram depois relacionados e interpretados por uma equipa de psicólogos; ex. após a apresentação de um estímulo visual ou som teriam de descrever as sensações recorrendo a um conjunto definido de termos para maior objectividade.


John Watson e o Behaviorismo
John Watson, Psicólogo americano, fundador da corrente behaviorista dentro da Psicologia, nasceu em 1878. Watson estudou as descobertas feitas por Ivan Pavlov na mesma época do seu doutoramento e desenvolveu pesquisas semelhantes em biologia, fisiologia e comportamento de animais, e também o comportamento da criança, concluindo que o comportamento humano era sob muitos aspectos semelhante ao comportamento animal.
Com base nesta constatação e inspirado nas descobertas de Pavlov, criou dentro da Psicologia uma nova corrente, o Behaviorismo (1912). Watson considera que o objectivo da Psicologia é o estudo do comportamento de um organismo em interacção com o ambiente.
Estes comportamentos constituem a resposta (R – reacções físicas) de um indivíduo a um determinado estímulo (E – objectos exteriores). A base do Behaviorismo é que um estímulo provoca sempre a mesma resposta pelo que não só será possível prever os comportamentos mas também controlar a produção desses comportamentos (E --> R). Segundo ele, o comportamento dos organismos complexos responde a situações de acordo com sua rede nervosa, a qual está condicionada pela experiência. Em 1913 ele publicou um artigo expondo suas idéias e estabelecendo as bases da nova corrente da psicologia, contrária à Psicanálise de Freud, que considerava mais fantasia que realista. Desprezou também a heriditariedade como responsável por tipos de personalidade, que atribuía exclusivamente à experiência e ao condicionamento do comportamento.


Max Wertheimer, Kurt Koffka, Wolfgang Kohler e o Gestaltismo
A escola da Gestalt (Forma, todo, configuração) contesta a explicação das percepções como sendo um conjunto de sensações elementares. A psicologia de Gestalt surgiu assim como uma forma de protesto contra a psicologia de Wundt, que tinha como base os elementos sensoriais e não valorizava a consciência. Os psicólogos da Gestalt acreditavam no valor desta última e rejeitavam a redução dos fenómenos a átomos/elementos, defendendo que um objecto não é um pacote de sensações não podendo ser, por isso, reduzido às mesmas. Defendiam que a percepção está para além dos elementos fornecidos pelos órgãos sensoriais. As partes nunca podem proporcionar uma real compreensão do todo.
Max Wertheimer (fundador da escola), Kurt Koffka e Wolfgang Kohler defendiam que o todo é diferente da soma das partes. Não são as representações, mas sim as suas relações que decidem o sentido de um pensamento.
A Psicologia da Gestalt pode ser também vista como a Psicologia da forma. Os gestaltistas estão preocupados em compreender quais os processos psicológicos envolvidos numa ilusão de optica quando o estímulo físico é percebido pelo sujeito como uma forma diferente da que ele tem na realidade.
Kohler, estudou o modo como os chimpanzés lidavam com situações problemáticas, tendo chegado à conclusão que possuíam a capacidade de organizar os diversos elementos de uma situação num todo coerente permitindo assim encontrar a solução para o problema. As suas experiências com estes animais (que empilhavam caixotes para alcançar o alimento) comprovaram que estes têm condições para resolver problemas relativamente complexos.
Com o objectivo de demonstrar a importância da organização da informação num todo, foram produzidas imagens que podem ser interpretadas de diferentes formas (as ilusões de óptica).
 

Jean Piaget e o Construtivismo
Jean Piaget (1896-1980), fundador do construtivismo, define-o como a teoria do desenvolvimento do conhecimento em resultado de uma interacção com o meio. Piaget procurou determinar os processos de construção do conhecimento desde as suas formas mais elementares até aos níveis superiores, nomeadamente o conhecimento científico.
Para Piaget o indivíduo não é um simples resultado do meio (tese behaviorista), nem é simplesmente determinado por princípios inatos (tese gestaltista). O seu desenvolvimento é determinado pela interacção entre factores internos (orgânicos, hereditários) e factores externos (meio). Nos primeiros meses de vida, o seu comportamento é determinado por reflexos inatos, mas depois as respostas são cada vez mais complexas, fruto de um processo de adaptação. Este processo embora tenha algumas etapas comuns a todos os indivíduos, não produz em todos os mesmos resultados. As mesmas coisas não têm a mesma significação para todos. O comportamento é uma resposta que varia em função da interacção entre a personalidade do sujeito e a situação. 
A personalidade vai-se formando através desta interacção com o meio. Neste processo são decisivas as disposições biológicas do sujeito, as diversas aprendizagens e as actividades sobre o meio. O comportamento é visto como a resposta de uma dada personalidade numa situação concreta.  
O construtivismo (ou psicologia genética) procura explicar o desenvolvimento cognitivo (inteligência) como um processo continuo de adaptação do organismo ao meio, marcado por várias fases (estádios): Cada uma delas representa um estágio de equilíbrio, cada vez mais estável, entre o organismo e o meio, onde ocorrem de determinados mecanismos de interacção, como a assimilação e a acomodação.
Todo o conhecimento começa por uma assimilação pelas estruturas e esquemas do sujeito dos dados que recebe do exterior. Estas estruturas e esquemas são os meios que permitem o conhecimento. Esta assimilação implica por sua vez a sua modificação. A acomodação consiste na modificação destas estruturas ou esquemas aos novos dados. A inteligência surge assim, como o conjunto das estruturas e esquemas que um organismo dispõe em cada fase do seu desenvolvimento. A adaptação do organismo constitui a expressão do equilíbrio atingido entre a assimilação e a adaptação. 

Sigmund Freud e a Psicanálise
Fundador de uma nova corrente em Psicologia, a Psicanálise, Sigmund Freud apresenta-nos uma nova perspectiva sobre o ser humano e suas motivações. A psicanálise tem como principais instrumentos de trabalho a hipnose, a interpretação de sonhos e a livre associação de palavras
Freud considera que o objectivo da Psicologia é o estudo da motivação humana, que em grande parte é inconsciente e deve ser estudada através dos sonhos, símbolos ou associações livres. A personalidade, para Freud, é determinada principalmente por processos e forças inconscientes moldadas nos primeiros anos de vida (6-8 anos).
Para termos acesso ao inconsciente ficamos limitados a processos indirectos – a hipnose. Mas apesar de Freud utilizar a hipnose para ajudar as pessoas a reviverem experiências traumáticas do passado, desenvolveu o método de associação livre, onde os pacientes eram encorajados a dizer tudo o que lhes viesse à mente, sendo também convidados a relatar os seus sonhos
.
Pulsões ou instintos básicos:
·         Eros: instinto de vida / erótico, relativo ao bem-estar.
·         Thanatos: instinto de morte / agressividade.
Teoria da personalidade:
·         Modelo topográfico é dividido em consciente, pré-consciente e inconsciente
·         O modelo estrutural é dividido em Id, Ego e Superego.
Freud encontra na mente uma divisão entre três dimensões:
1. Consciente (EGO) – raciocínio, operações lógicas.
2. Pré-consciente (SUPEREGO) – memórias, interiorização de proibições sociais, produz angústias, ansiedades e castiga o EGO quando aceita impulsos do ID.
3. Inconsciente (ID) - pulsões, desejos e medos recalcados. Não obedece à lógica nem à moral.

Lawrence Kohlberg

Nascido em Bronxville, Nova York a 25 de Outubro de 1927, foi um Psicolologo Estaduniense.
Kohlberg foi professor na Universidade de Chicago, bem como na Universidade de Harvard.
Especializou-se na investigação sobre educação e argumentação moral, sendo mais conhecido pela sua teoria dos níveis de desenvolvimento moral. Muito influenciado pela teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget, o trabalho de Kohlberg refletiu e desenvolveu as ideias do seu predecessor, ao mesmo tempo criando um novo campo na psicologia: "desenvolvimento moral".
Num estudo empírico realizado por Haggbloom et al. utilizando seis critérios, tais como citações e reconhecimento, Kohlberg foi considerado o trigésimo psicólogo mais famoso do Séwc. XX.

5 comentários:

  1. Acreditem que este artigo foi genial, detalhado com rica informacao sobre as teorias da Psicologia de desenvolvimento.
    caros leitores, explorem o maximo.

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  2. "De fato este apanhado teórico,veem muito á acrescentar,um conteúdo muito rico de grande valia para estudantes da aréa de psicologia como também aqueles que desejam cursar essa graduação.

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  3. "De fato este apanhado teórico,veem muito á acrescentar,um conteúdo muito rico de grande valia para estudantes da aréa de psicologia como também aqueles que desejam cursar essa graduação.

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  4. "De fato este apanhado teórico,veem muito á acrescentar,um conteúdo muito rico de grande valia para estudantes da aréa de psicologia como também aqueles que desejam cursar essa graduação".

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