segunda-feira, 20 de junho de 2011

Introdução à Psicologia

A Humanidade sempre colocou inúmeras questões acerca do mundo que a rodeia procurando respostas que lhe atenuassem a angústia e inquietação. Contudo, a Natureza não foi o único objecto destas interrogações. Este também passou a reflectir sobre si mesmo e sobre a vida humana, nomeadamente sobre as emoções, inquietações, sentimentos, o porquê da existência, do nascimento, da morte...
É deste modo que nasce o conceito de alma, onde reside a raiz etimológica da psicologia: psiché (alma) + logos (razão, estudo), mas tal levou informações erradas baseadas na fé e crenças populares bem como ao aparecimento da parapsicologia. o termo Psicologia só surgiu no século XVI com Rodolfo Goclénio.
Tem-se afirmado que a Psicologia é uma ciência com um longo passado mas com uma curta história. Esta frase remete-nos para o facto de os povos durante todos os tempos e de todas as culturas se terem ocupado dos problemas da alma e daq vida humana. A partir de testemunhos escritos redigidos pelas antigas culturas da Índia, China, Ásia Antiga, do Delta e do Nilo, a partir de mitos e contos populares, bem como a partir de obras eruditas, podemos depreender que os homens sempre reflectiram sobre a alma, sobre a morte e sobre a imortalidade, sobre o bem e o mal e sobre as causas dos seus medos e preocupações.
A Psicologia só passou a ser vista como uma ciência a partir dos finais do século XIX, quando se obtiveram respostas diferenciadas, levando diversos autores a definirem objectos e métodos específicos, consoante os problemas estudados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário